O Ministério da Educação lançou, em resolução publicada hoje (16), o Fies Social, com o objetivo de financiar até 100% dos custos em cursos de faculdades particulares para estudantes de baixa renda.

O programa será uma expansão do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

O programa poderá, ainda, financiar até 100% dos custos cobrados pela instituição privada para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Neste caso, não será aplicado os critérios de definição do percentual de financiamento estipulado pelo Fies comum e o financiamento deverá ser de acordo com os limites de valores fixados pelo programa comum.

No Fies Social, metade das vagas de cada processo seletivo serão reservadas para estudantes inscritos no CadÚnico com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Além, vagas serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência.

As regras passarão a valer a partir do processo seletivo referente ao 2º semestre de 2024. A informação é do G1.

Fonte: ICL Notícias

Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil