Pedidos de aposentadoria de servidores federais sobem 50%

Ao invés de economia, gasto. A Reforma da Previdência ainda nem entrou na pauta de votação, mas já causa preejuízos,  um avez que provocou uma corrida para se aposentar. O número de servidores federais civis que pediram aposentadoria entre janeiro e novembro de 2017 aumentou quase 50% (46,7%) para 21.371 na comparação com o mesmo período em 2016, quando 14.563 solicitaram o benefício. os dados são do Ministério do Planejamento.

Segundo levantamento publicado pelo Valor Econômico, faltando um mês para fechar os dados de 2017, o número de aposentadorias requeridas é o maior desde 1998, quando 24.483 foram solicitadas.


"Houve um aumento expressivo no primeiro semestre. Depois, os pedidos mensais passaram a ser similares aos de 2016. É normal esse crescimento sempre que há discussão sobre reforma. Mas há uma parte que se deve simplesmente ao envelhecimento do corpo de servidores", diz Leonardo Rolim, ex-secretário de Políticas de Previdência e atual consultor da Câmara.

Questionado, o Ministério do Planejamento afirmou, por meio da assessoria de imprensa, ser possível que as discussões da reforma tenham incentivado mais aposentadorias, mas a pasta também ressalta a questão etária.

;