Lavagem do Bonfim reunirá milhares de devotos; cidade terá esquema especial de serviços

A Lavagem do Bonfim reunirá milhares de devotos nas ruas da Cidade Baixa, nesta quinta-feira (11). A concentração da lavagem começa cedo, às 8h, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, de onde os devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e de Oxalá, para o candomblé, partem para uma caminhada de cerca de oito quilômetros, acompanhando a condução do andor até a Colina Sagrada, transformando o percurso em um grande tapete branco.

Com o tema, “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”, a festa tem um dos pontos altos a partir das 12h, com a lavagem do adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, com água de cheiro e flores, pelas baianas. Após o ato, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim permanece próxima à porta da igreja para veneração pública dos fiéis até as 18h. Apesar de a lavagem ser realizada nesta quinta, a programação dos festejos começa sempre com uma semana de antecedência, com o início da novena, e vai até o domingo, quando é celebrada uma missa solene pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Para a festa, a prefeitura montou ações que têm como objetivo oferecer mais tranquilidade e segurança. Confira:

Serviços diversos – A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) iniciou os serviços de desobstrução de caixas de águas pluviais, poços de visita, ações de poda, destocamento de troncos, entre outras ações. Consertos e nivelamento de passeios e assentamento de pedras portuguesas no trajeto da colina também já estão sendo realizados.

Patrimônio público – Cerca de 140 agentes da Guarda Civil Municipal do Salvador (GCMS) vão participar da Lavagem prestando apoio aos diversos órgãos do município, na proteção dos agentes e patrimônio público. Durante a festa, a Guarda vai reforçar a segurança no Elevador Lacerda e no Plano Inclinado do Pilar, além de realizar o patrulhamento preventivo no circuito do evento.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai realizar fiscalização para coibir a ocupação de marquises. O órgão também vai orientar proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, além de fiscalizar a exibição de publicidade e de atividades irregulares.

Transporte – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto aos fieis que vão participar da Lavagem do Bonfim. No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2,6 mil veículos. Vinte destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até as 0h.

Além disso, a Semob disponibiliza para os usuários 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações. Os veículos estarão disponíveis das 13h às 22h, no Largo do Papagaio, para atender à demanda.

São elas: Conjunto Pirajá I – Ribeira, Vista Alegre – Ribeira, Base Naval – Ribeira, Fazenda Coutos – Ribeira, Paripe – Ribeira, Estação Pirajá-Bonfim/Ribeira, Ribeira/Bonfim – Campo Grande, Ribeira – Lapa, Fazenda Grande do Retiro – Ribeira, Ribeira – Federação, Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia, Ribeira – Pituba, Ribeira – Sabino Silva, Ribeira – Rio Sena/A. Sta Terezinha, Santa Cruz –Calçada/Bonfim, Vale das Pedrinhas – Vl Rui Barbosa, Estação Mussurunga-Ribeira/São Joaquim, Cabula VI – Ribeira R2, Terminal Acesso Norte/Ribeira, Cajazeira 11 - Ribeira

Ainda por causa das comemorações, o tráfego na região do Bonfim será interditado nesta quinta-feira a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrerão as seguintes mudanças de itinerário.

- Linhas provenientes do Largo do Tanque com destino ao Campo Grande, Comércio e Av. Contorno: Saem do Largo do Tanque e seguem pela Liberdade, Nazaré, Joana Angélica, Politeama, Campo Grande e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal;

- Linhas quem saem do Campo Grande e Vale do Canela com destino ao Comércio e Túnel Américo Simas: partem do Campo Grande pelo Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Vale do Nazaré, Sete Portas e, a partir daí, seguem o itinerário comum;

- Linhas do Aquidabã com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno: saem do Aquidabã, Vale de Nazaré, Avenida Joana Angélica, Campo da Pólvora, Piedade, Politeama, Campo Grande e, a partir deste ponto, seguem o roteiro normal;

- Linhas da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada com destino ao Túnel Américo Simas/Aquidabã: vêm pelo Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Avenida San Martin, Largo do Retiro, Avenida Barros Reis, Sete Portas, Aquidabã e retomam o itinerário normal;

- Linhas da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada com destino ao Campo Grande e Vale do Canela: acessam o Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Liberdade, Barbalho, Nazaré, Piedade, Politeama, Campo Grande e depois seguem percurso;

- Linhas provenientes do Aquidabã para a Avenida Suburbana: Aquidabã, Sete Portas, Barros Reis, Avenida San Martin, Largo do Tanque, Viaduto dos Motoristas e então fazem o roteiro normal;

- Linhas do Largo do Taque com destino à Península Itapagipana seguem, no trajeto de ida, pelo Viaduto dos Motoristas, Rua 26 de Dezembro, Rua Régis Pacheco, Rua Boa Vista, Rua Resende Costa, Avenida Caminho de Areia e depois retomam o seu itinerário normal. No trajeto de volta seguirão pela Avenida Caminho de Areia, Rua Machado Monteiro, Rua Araujo Bulcão, Rua do Uruguai, Rua Régis Pacheco, Travessa 28 de Maio, Viaduto dos Motoristas e então o roteiro habitual;

- Linhas provenientes da Suburbana com destino à Península Itapagipana seguem, no trajeto de ida, pela Rua Régis Pacheco, Rua Boa Vista, Rua Resende Costa, Avenida Caminho de Areia e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.

Já no trajeto de volta, seguirão pela Avenida Caminho de Areia, Rua Araujo Bulcão, Rua do Uruguai, Rua Couceiros de Abreu, Rua Régis Pacheco, retorno Largo do Curtume, Rua Luis Maria e, a partir deste ponto, retomam o seu itinerário normal.

- Linhas com destino final para a Av. da França, São Joaquim ou Calçada  provenientes do Largo do Tanque, farão o retorno no largo. Já as linhas que acessam o Túnel Américo Simas, farão retorno no Aquidabã.

Ao final das comemorações do Bonfim as barreiras serão removidas e os coletivos passam a fazer o roteiro comum.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) inicia nesta quarta-feira (10) a operação para evento. O sentido do fluxo de determinadas vias do Comércio e da Cidade Baixa será alterado, haverá proibição de estacionamento em alguns locais, além de bloqueio de trânsito, viabilizando a segurança dos participantes da Lavagem e de eventos esportivos associados. As intervenções da Transalvador serão totalmente finalizadas no domingo (14).

Carga e descarga – Haverá ainda horários específicos para carga e descarga. Na quinta-feira (11), dia do Cortejo, carga e descarga poderão ocorrer somente até as 6h, sendo permitida a circulação de veículos com capacidade de até 1.000 kg nas vias do percurso do cortejo. Entre os dias 12 e 14, serão permitidas carga e descarga das 8h às 14h.

Alteração de sentido de tráfego – A Av. Engenheiro Oscar Pontes funcionará como mão-dupla entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h do dia 11. A partir das 6h, terão sentido único de trânsito a Rua Boa Vista, na direção Rua Resende Costa, e a Rua Luiz Régis Pacheco - a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares.

Também funcionarão em sentido único de tráfego as seguintes vias: Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira /Largo de Roma, na quinta-feira (11), das 8h às 04h do dia seguinte, na sexta e sábado (12 e 13), das 18h às 04h do dia seguinte, e no domingo (14), das 13h às 04h do dia seguinte.

Barreiras de trânsito – A partir das 19h de quarta-feira (10), serão instaladas 63 barreiras de trânsito fixas, desde as imediações da Igreja da Conceição da Praia, na Av. Contorno, à Colina Sagrada, no Bonfim. No dia da Lavagem (11), a partir das 6h, mais 22 barreiras de trânsito móveis serão instaladas também no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos credenciados e de serviços públicos. (Veja lista abaixo)

O tráfego será interditado ainda, a partir das 6h da quinta-feira, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros). A circulação nas citadas vias ocorrerá conforme as condições de segurança no trânsito permitam.

Proibições de circulação e estacionamento – De 1h da madrugada às 22h de quinta (11), circulação e estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Av. Contorno, entre a Rua da Gamboa de Cima e a Praça Visconde de Cayru, e na Rua da Conceição da Praia. Também será proibido o estacionamento na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Av. Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros), no lado direito da Rua Luiz Régis Pacheco (a partir da confluência com a Rua Vinte e Seis de Dezembro/direção final de linha do Uruguai e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu / direção Mares) e na Rua Boa Vista (lado direito na direção Rua Resende Costa).

Já no bairro do Bonfim e adjacências, a proibição da circulação e do estacionamento de veículos ocorrerá na quinta-feira (11), das 8h às 04h do dia seguinte, na sexta e sábado (12 e 13), das 18h às 04h do dia seguinte, e no domingo (14), das 13h às 04h do dia seguinte. As vias atingidas são: Av. Bonfim (nas imediações da Rua Augusto Mendonça), Rua Imperatriz (próximo da Av. Bonfim), Av. Salvador (próximo da Rua Duarte da Costa), Rua Duarte da Costa (próximo da Av. Salvador), Rua Guilherme Marback (nas imediações da Rua Otávio Barreto), Rua Otávio Barreto (nas imediações da R. Guilherme Marback), Rua Visconde de Pedra Branca/Travasso de Fora (nas imediações da Rua Henrique Dias), Rua Desembargador Ferreira Espinheira (próximo da Rua Otávio Barreto), Ladeira do Bonfim, Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias e Rua Plínio de Lima, nos dias e horários abaixo discriminados:

Por um período mais extenso, das 8h da quinta-feira (11) às 4h da madrugada de domingo (14), haverá proibição da circulação e do estacionamento de veículos (inclusive carroças, cavalos e bicicletas), na Praça Senhor do Bonfim, Praça Teodósio Rodrigues de Farias, Praça Euzébio de Matos, Rua Porto da Lenha, Rua Visconde de Cabo Frio, Ladeira dos Romeiros, Ladeira Porto Bonfim, Rua Travasso do Meio.

A circulação de veículos será proibida também, no domingo (14) a partir das 15h, com liberação progressiva do tráfego de veículos à passagem do cortejo, nas seguintes vias: Largo dos Mares, Av. Fernandes da Cunha, Praça Irmã Dulce, Av. Dendezeiros do Bonfim, Ladeira do Bonfim. Haverá uma barreira de trânsito seletiva no Largo do Bonfim, para permitir o acesso aos participantes do evento, das 05h às 12h, além de proibição da circulação e estacionamento de veículos no Largo do Bonfim, das 12h às 22h.

Barreiras de trânsito

I - Instalação de Barreiras Fixas (BF), a partir das 19h da quarta-feira (10):

Rua da Conceição da Praia / retorno em frente ao monumento Mário Cravo; Ladeira da Montanha / Ladeira da Conceição da Praia; Ladeira do Gabriel / Acesso à Av. Lafayete Coutinho; Ladeira da Preguiça / Rua da Conceição da Praia; Rua Visconde de Mauá / Ladeira da Preguiça; Rua da Bélgica / Av. Estados Unidos; Rua da Bélgica / Av. da França;  Rua da Bélgica / Rua Portugal; Rua da Grécia / Av. Estados Unidos; Rua Miguel Calmon / Rua da Grécia; Praça da Inglaterra / Av. Estados Unidos; Rua Miguel Calmon / Rua da Argentina; Rua da Polônia / Av. Estados Unidos; Rua da Polônia / Rua Conselheiro Dantas; Rua Miguel Calmon / Rua da Holanda; Rua da Espanha / Rua Miguel Calmon; Av. Jequitaia / Saída da Av. Estados Unidos; Travessa do Pilar / Acesso Túnel Américo Simas; Travessa do Pilar / Av. Jequitaia; Av. Jequitaia / Rua do Pilar; Av. Jequitaia / Rua Alfredo Henrique de Azevedo; Av. Jequitaia / Travessa Frederico Pontes - Moinho; Av. Jequitaia / 1 Travessa Frederico Pontes - Motel Escala; Av. Jequitaia / Travessa Oscar Pontes – Ilha do Rato – Ferrari Veículos; Ladeira da Água Brusca – Parte Baixa – A. Gomes / antes Mercado do Peixe; Via Expressa Bahia de Todos os Santos / T. da Soledade; Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Rua Vale do Queimadinho; Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Estrada da Rainha; Rua do Tabuão – Parte Alta; Rua do Tabuão – Parte Baixa; Ladeira do Pilar / Rua Direta do Santo Antônio; Av. Jequitaia / Retorno Dafra; Av. Engenheiro Oscar Pontes / Retorno Cesta do Povo; Av. Jequitaia / Rua Elias Nazaré; Largo da Calçada / Av. Jequitaia, próximo ao Bombeiro; Largo da Calçada / Rua Arthur Catrambi – em frente à Estação Ferroviária; Largo dos Mares / Av. Fernandes da Cunha; Largo dos Mares / Rua do Imperador; Largo dos Mares / Travessa dos Mares; Av. Fernandes da Cunha / Rua Comendador - Maxxi Atacado; Av. Fernandes da Cunha / Rua Agrário Menezes; Av. Fernandes da Cunha / Rua José Pereira da Silva; Av. Fernandes da Cunha / Rua Constantino Vieira; Av. Fernandes da Cunha / Rua Frederico Lisboa – Clínica Sempre; Praça Irmã Dulce / Rua Graciliano Freitas; Praça Irmã Dulce / Rua Monsenhor Basílio Pereira; Rua Henrique Dias / Av. Caminho de Areia – Acesso a Roma; Av. Dendezeiros / Rua Edmundo Bittencourt – Previdência Social; Av. Dendezeiros / Rua Arthur Bernardes; Av. Dendezeiros / Rua Padre Cajueiro de Campos; Praça Dendezeiros / Rua Duarte da Costa / Posto de Saúde; Praça Dendezeiros / AV. Salvador; Rua da Imperatriz / Rua Jorge Simões; Largo da Baixa do Bonfim / Rua Octávio Barreto; Largo da Baixa do Bonfim / Rua Guilherme Marback; Largo da Baixa do Bonfim / Av. Salvador; Rua Travasso de Fora / Rua Emídio Gomes; Rua Travasso de Fora / Rua Henrique Dias; Largo da Baixa do Bonfim / Ladeira dos Romeiros; Rua Travasso do Meio / Largo da Baixa do Bonfim / Ladeira dos Romeiros; Rua Plínio de Lima / Praça Teodósio Farias / Largo do Bonfim; Largo do Bonfim / Rua Visconde Cabo Frio; Ladeira do Porto da Lenha / atrás da Igreja do Bonfim;

II - Instalação de Barreiras Móveis (BM), a partir das 6h de quinta-feira (11)

Rua Forte de São Pedro / Rua Politeama de Baixo; Vale do Canela / Viaduto Menininha do Gantóis; Av. Lafayete Coutinho / Av. Contorno / Solar do Unhão; Av. Lafayete Coutinho / Av. Contorno / Porto Trapiche; Av. Estados Unidos / Praça da Inglaterra; Av. da França – Agulha; Saída Túnel Américo Simas - A / Rua Estado de Israel; Av. Engenheiro Oscar Pontes / Rua Estado de Israel; Av. Engenheiro Oscar Pontes / acesso ao Ferry / Forte da Lagartixa; Rua Vital Rego / Ladeira da Água Brusca / Parte Alta; Largo dos Mares / Rua do Imperador; Rua do Imperador / Praça Teive Argollo; Praça Irmã Dulce / Av. Luiz Tarquínio; Av. Dendezeiros / Rua dos Expedicionários / PM; Av. Dendezeiros / Rua Augusto Mendonça / PM; Av. Caminho de Areia / Rua Machado Monteiro; Av. Caminho de Areia / Rua Duarte da Costa; Via Expressa Bahia de Todos os Santos / desvio para Av. Heitor Dias; Via Expressa Bahia de Todos os Santos / Rua Vale do Queimadinho; Largo do Tanque / Rua Nilo Peçanha; Baixa do Fiscal / Acesso Suburbana / Rua 26 de Dezembro (Rotatória do Uruguai); Av.Caminho de Areia / Panificadora e Lanchonete Deli Roma (Passagem de Ambulâncias e viaturas).

;