Sindicato participa de evento que discute “A Pauta dos Trabalhadores no Congresso Nacional”

O presidente do Sindicato, Hélio Ferreira, juntamente com comitiva de diretores, participou na tarde desta segunda-feira (09), na sede do Sindicatodos Bancários da Bahia, de um evento com a presença do Deputado Federal Daniel Almeida (PC do B), com o objetivo de informar os trabalhadores sobre os projetos de interesse de diversas classes trabalhistas (Rodoviários, Bancários, Construção Civil, Comerciários, etc), que tramitam no Congresso Nacional. 

Daniel, integrante da Bancada Sindical no Congresso, com uma atuação de destaque, apresentou aos trabalhadores os diversos projetos de sua autoria, que defendem causas e interesses dos trabalhadores baianos, e que seguem firmes em pauta na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, entre eles, o parlamentar destacou o Projeto de Lei – PL 453/94 e PEC 231-95, que regula a Jornada de Trabalho dos Rodoviários, fixando: 7h00 trabalhadas e 20min de descanso. De acordo com o Deputado, este projeto deve ser apreciado em última estância na Câmara Federal nos próximos dias. 

Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância da unidade dos trabalhadores no objetivo de conquistar a aprovação de projetos no Congresso, e consequentemente ganhos trabalhistas. “É muito difícil fazer um projeto andar e ser aprovado. Só anda quando há organização, unidade e correlação de forças dos trabalhadores”.

Projetos favoráveis ao Trabalhador

Convidado, o Jornalista Marcos Verlaine, do Departamento de Assessoria Parlamentar aos Sindicatos, apresentou pormenorizadamente os principais projetos de autoria de Daniel, que estão na pauta do Congresso, entre eles, destacou: 

PL,453/94 e PEC 231-95 – Redução da Jornada de Trabalho dos Rodoviários

PL,6653/09 e PL 136/11 – Igualdade de Gênero no Trabalho

PL,472/09 – Aposentadoria em Condições Especiais do Servidor (insalubridade) e projeto que visa implementar uma Política de Valorização dos Aposentados e Pensionistas.

“Bancada dos empresários” e os Projetos favoráveis ao Empresário 

Verlaine, ciente dos Projetos de Lei que circulam no Congresso Nacional, sejam eles em favor ou não dos trabalhadores, apresentou ainda os projetos prejudiciais aos direitos trabalhistas e que favorecem os interesses dos patrões, sustentados por uma “Bancada dos Empresários”, destacou os seguintes: 

PL.948/11 – Impede o Trabalhador demitido de reclamar na Justiça do Trabalho – JT

PL.62/13 – Suspensão do Contrato de Trabalho

PL.432/13 – Regulamentação (conceito) de Trabalho Escravo 

Ainda em seu discurso, o jornalista alertou a todos para a importância da Bancada Sindical no Congresso e reforçou a força da união dos trabalhadores nas discussões. “As mudanças podem retroagir senão houver empenho e participação dos trabalhadores nas causas de seus interesses”.

;