XI Caminhada contra a Obesidade é realizada neste domingo

Será realizada neste domingo, 21, a XI Caminhada contra a Obesidade, no Dique do Tororó, às 8h. O evento possui como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de combater o sobrepeso e à obesidade, além de incentivar a prática de atividade física.

A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) e além do aquecimento e exercícios de alongamento antes da caminhada, no local haverá uma equipe do Laboratório Linus Pauling disponibilizando de forma gratuita exames, como aferição de pressão, medição de glicemia e colesterol. O grupo Internacional Mundo Capoeira irá apresentar uma roda de capoeira, no píer do Dique e ao longo da caminhada, fará performances. O percurso será feito ao redor da lagoa, que possui 2,5 quilômetros.

A participação é gratuita e os que desejam usar a camisa do evento pode solicitar o kit entregando três quilos de alimentos não-perecíveis, a partir desta segunda-feira, 15, na sede do NTCO, localizada na Federação.

Estatística

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em cidades brasileiras, a obesidade em Salvador atinge 19,9% da população e supera a média nacional, que é die 18,9%.

O excesso de peso pode ter doenças e complicações associadas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artropatias, diabetes mellitus (tipo 2), apneia do sono, refluxo gastroesofágico, entres outros.

Fonte: A tarde

;