O Sindicato dos Rodoviários da Bahia exalta a importância do Índio em nossa sociedade

Viva o dia do Índio !  

19 de abril dia do índio, data criada no ano de 1943 pelo ex-presidente Getúlio Vargas através do decreto de lei 5540 .
A origem da data comemorativa partiu da realização do I congresso Indigenista realizado pelo México, para discutir a qualidade de vida dos índios. Acostumados a serem desrespeitados, perseguidos, preferiram não participar. Após alguns dias, entraram em um acordo e decidiram que iriam para o congresso já que seriam discutidos problemas que dizem respeito a eles, que foi justamente no dia 19 de abril de 1940.

Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura, tinham um contato total com a natureza, extraindo dela ervas medicinais que curavam sua tribo de doenças. Um povo sábio e respeitoso de rica cultura para o nosso país.

A extinção dos Índios no Brasil foi se espalhando a cada época, primeiro veio a colonização dos portugueses, depois a escravidão dos Índios em seu próprio território, perdendo seus direitos e a sua dignidade a cada período que se passava. Desde 1500 até a década de 1970 a população indígena teve perdas significantes de muitos povos. Atualmente a população indígena Brasileira segundo resultados preliminares do Censo Demográfico do IBGE em 2010 é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.
O Sindicato dos Rodoviários da Bahia exalta a importância do Índio em nossa sociedade, pois eles são essenciais para a permanência da identidade brasileira.

Viva o dia do Índio

;