Tribunal de Justiça realiza exames e serviços gratuitos em Salvador

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realiza uma programação especial, com palestras e serviços gratuitos para a população. Os eventos acontecem a partir da próxima segunda-feira, 5, e seguem até a sexta-feira, 9, na sede do órgão - no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Tal ação faz parte das atividades do TJ-BA na 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa. O objetivo é sensibilizar a sociedade e concentrar esforços na luta contra a violência doméstica.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar mamografia na Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no CAB. Alguns serviços odontológicos e outros exames, como medições de pressão ocular, arterial e glicemia, serviço nutricional e atendimento estético também serão disponibilizados.

Para ter acesso ao atendimento é necessário levar original e cópia do Cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Palestras e debates envolvendo temas como feminicídio, abuso sexual nos transportes públicos e enfrentamento à violência contra a mulher vão acontecer durante a semana do TJ-BA.

VEJA LISTA DE SERVIÇOS E PALESTRAS

– Unidade Móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama – realização de mamografia gratuita, para mulheres de 50 a 69 anos. Para atendimento é necessário original e cópia do Cartão SUS, documento de Identificação com foto e comprovante de residência.

– Cadastramento para o Bolsa Família

– Atendimento do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com orientação e fortalecimento do convívio sociofamiliar

– Atendimento do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), voltado para o cidadão ou família em situação de violação de direitos

– Serviços Odontológicos

– Medições de pressão ocular, arterial e glicemia

– Serviço nutricional

– Atendimento estética


 

*Todos os serviços acontecem de 5 a 9 de março, com exceção da Unidade Móvel de Rastreamento do Câncer de Mama que fica de 5 a 8 de março - Para o público externo serão distribuídas cem senhas por dia, a partir das 8h.


 

PALESTRAS COM DEBATES – 5 de março

 

Abuso sexual nos transportes públicos pelo direito das mulheres transitarem em segurança

Com a juíza Tatiane Moreira, do Tribunal de Justiça de São Paulo


Feminicídio – Cultura e discurso judicial

Com a professora na área de Direito Penal, da Universidade Federal da Bahia, Ana Gabriela Ferreira


Debates

Reunião da rede de enfrentamento à violência contra a mulher 

9 de março - 9h30

Armário Solidário


Campanha de arrecadação de roupas, sapatos e bijuterias para doação às instituições do grupo da rede de proteção à mulher. O posto de recolhimento dos donativos está localizado na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no CAB.

 

Fonte – A Tarde

;